segunda-feira, maio 14, 2007

Quotidiano de segunda-feira....

A minha segunda-feira começa com uma viagem de comboio onde revejo alguns amigos das viagens de longos tempos, sempre com uma paradinha na Bela Doce o cafézinho da D. Beatriz e do Sr. Toni para um cafézinho e o deliciar dos cheiros de canela limão, de todas as doçarias que são cuidadosamente preparadas e confeccionadas pela D. Beatriz. Digamos que ali há sempre cheiro a Natal :). Quase sempre faço uma passagem pelo Mercado do Bolhão para reviver cores e cheiros tão característicos. Normalmente venho de lá com flores e com um ramo de salsa fresquinha, (enquanto a minha cresce na varanda do apartamento)
Rumo à Póvoa de Varzim, sigo de metro... Assisto à correria de alguns rostos que se vão tornando familiares, pois desde Setembro que faço este percurso. Enquanto vou dobrando alguns origamis, meus olhos vão-se perdendo pela paisagem. Aqui e ali recebem imagens de grafitis novos que vão surgindo nas paredes, uma nuvem ou outra que adquire uma forma diferente, o cinzento das habituações que quase sempre não muda, ao casal de gatos que está sempre na mesma janela a ver o metro passar. A partir de Verdes (uma das paragens do metro) e tal como o próprio nome indica, a paisagem vai-se mudando para o tom verde com pinceladas de flores campestres. Um misto de amarelos brancos, de vez em quando vermelho das papoilas que cada vez são mais escassas, as dedaleiras que me fazem recordar outros tempos de infância... E prossigo, às vezes sinto um pesar nos olhos e com o próprio embalar do metro deixo-me levemente adormecer.

Chego ao apartamento e sou gentilmente recebidas com miados e correrrias à minha volta. É a Liz em busca de mimos. Pouso o saco sento-me no sofá, enquanto tenho um café a preparar. Ali ficamos as duas numa troca de carícias e ronrons, que só visto. Quando já está mais satisfeita, é hora de dar uma geral no apartamento. Porque gata solta em apartamento durante um fim-de-semana é obra!! Começamos normalmente pela varanda, mudar areia, varrer, regar plantas, enquanto a Liz se diverte a espalhar a areia pelo chão.... E deste modo vou prosseguindo com as tarefas domésticas, tarefas de Mila, segundo a Neuza :)!
.... e o tempo, esse vai passando, mas ficam os sorrisos e miados de uma gata que corre atrás das moscas, que adora correr atrás da vassoura e da esfregona e da sua dona que sorri ao ver estas pequenas delícias!