segunda-feira, julho 07, 2008

Momentos Saloios: rodilhas


As "Rodilhas" ou "Sogras" são pequenas "almofadas" de forma circular, abertas no centro. Eram utilizadas pelas mulheres, sobre as quais transportavam à cabeça, os cântaros de água ou cestas. Ajudavam as mulheres a suportar até 70 kg de peso à cabeça.
Os materiais utilizados na sua confecção, são tiras de trapos, lãs e linhas de bordar, entrançadas e bordadas.

Foto encontrada numa pesquisa no google

Lembro-me como se ainda fosse hoje, e passado tantos anos, que a minha avó também as usava para transportara pesos e cestas sobre a cabeça. Mas eram feitas de modo diferente. Tratava-se apenas de um pano(trapo) enrolado na palma da mão e apertado no polegar. Lembro-me também de a ter aprendido a fazer.
Numa pesquisa encontrei um workshop de rodilhas tentei fazer uma, e de seguida fiz logo mais três no sentido de aperfeiçoar a técnica e mesmo de usar diferentes materiais. Posso dizer que isto é contagiante, e sinto que é quase impossível de parar de as fazer. É também uma forma de reutilizar roupas velhas, restos de tecidos, fitas e galões.
Hoje em dia, este tipo de peças é também usado para decoração, para as crianças brincarem, como alfineteira, etc.
Aqui ficam as minhas rodilhas, mais uma saga de momentos saloios

4 comentários:

pcso lotto disse...

It could challenge the ideas of the people who visit your blog.

game gambling online lottery disse...

To the owner of this blog, how far youve come?You were a great blogger.

Mimos Ponto Cruz disse...

olá!
a minha avó fazia o mesmo e tb me ensinou a fazer... que saudades!

Guizito disse...

Olá

Fazes rodilhas?
Podes enviar-me um email para conversarmos?

bjs
Cláudia

reinojacheguei@gmail.com