quinta-feira, janeiro 14, 2010

☂ Ano Novo, vida nova, aqui vamos nós...☂

Despedi-me de 2009 sem grandes expectativas para 2010.
Da queda que dei no meu local de trabalho, fiz um entorse que deu origem a uma trombose venosa profunda (TPV) na minha perna direita, estive hospitalizada e sem acesso à net. Descobri que sou hipocoagulada e agora tenho um longo tratamento sanguíneo a fazer. As coisas estão a compor-se mas ainda estou a recuperar e esse tempo de recuperação vai ser longo...
Todo este tempo, tem-me permitido reflectir e fazer uma introspecção pessoal, sobre os últimos acontecimentos, o meu modo de vida, projectos de vida entre outras coisas...

Virando a página e seguindo o ditado popular "Ano novo, vida nova", aqui ficam algumas das minhas resoluções para este ano, porque outras são íntimas demais:

*Aprender a meditar e a organizar melhor o meu tempo, de modo a que tenha um bocadinho mais de tempo para mim mesma;

* Reorganizar o apartamento de modo a que ele nos faça sentir mais como a nossa casa;

* Deitar para trás, esquecer o que lá vai, lá vai...

* Andar de bicicleta;

* Criar rotinas menos sedentárias, hábitos de alimentação mais saudáveis;

* Ensinar o H. a cozinhar;

* Ler os livros que quero ler (já comecei este objectivo);

* Dar aso aos meus projectos crafts que vão pairando na minha cabeça. Participar em mais eventos e feiras de artesanato;

* Fazer um workshop em cerâmica;

* Retomar um curso de costura;

* Realizar caminhadas, para manter o meu bem estar físico e não só...

* Deixar-me levar pelos momentos, ou seja deixar acontecer...

* Fazer mais jantares e reuniões de amigos;

* Criar um grupo para encontros de craft;

* Fotografar mais e melhor;

* Viajar para fora e cá dentro... O primeiro talvez será mesmo um tour por Lisboa. Fazer escapadelas de fim de semana;

* Comprar uma máquina de lavar louça;

* Reutilizar e reciclar mais;

* Reduzir o consumismo (embora não me considere muito consumista), o downshifting;

* Criar um diário gráfico;

* Visitar amigos distantes;

* Namorar muito;

*...



Alma from Rodrigo Blaas on Vimeo.


Receita de ano novo

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?)

Não precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumidas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.

Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.

Carlos Drummod de Andrade

1 comentário:

Carla disse...

Olá linda
Feliz ano novo. Que seja um ano alegre, feliz com saúde e com muitos miminhos :-)

Podes-me ajudar numa coisa? à cerca do curso de costura... sabes onde posso saber informações. É um dos meus projectos e gostava de saber mais coisas quanto custa (isto está complicado$$$) etc.

Se poderes ajudar-me agradeço-te. o meu email é carlaraujo@sapo.pt


beijinhos
Carla