sexta-feira, janeiro 15, 2010

Notas de costura

Foto retirada da net


Decidi começar a partilhar alguma da informação que vou tendo sobre costura, das minhas leituras, aprendizagens e pesquisas realizadas com ajuda da internet e de outros meios, semanalmente vou tentar colocar aqui um post dedicado às questões da costura, para quem tal como eu se quer principiar na questão.



1. Molde de base

O molde de base marca os contornos exactos do corpo, os quais não mudam com as modas, dele constam as cavas de braço, as extremidades dos ombros, as costuras de lado, debaixo dos braços, a cintura, um decote rente ao pescoço, etc.
O molde de base divide-se em três partes: corpo, saia/calça e mangas.


O traçado dos moldes de base pode constituir aquilo aque se chama a teoria de corte, e esses moldes de base são o ponto de partida para se aprender a reproduzir todos os modelos e também a criá-los.

2. O molde de base corresponde às medidas da pessoa e não ao vestuário.

O molde de sabe da saia, representa uma saia lisa, ajustada, sem pregas, sem roda, sem qualquer roda, sem cortes, ou seja sem qualquer feitio. O mesmo acontece com o molde do corpo e da manga. Em conclusão, os moldes de base, não têm as medidas definitivas de qualquer peça de vestuário, têm as medidas do corpo da pessoa.

Para baixar o grande livro de costura, clique aqui ***

1 comentário:

Anónimo disse...

olá, não estou conseguindo baixar o grande livro de costura....será que seria possivel envia-lo por e-mail, desde já obrigada (carlacris>miranda@bol.com.br)