quinta-feira, julho 01, 2010

Projecto felicidade*


Dei asas ao Projecto Felicidade*.
Comecei por tomar nota num caderno A5 a seguinte definição de Felicidade: "é uma gama de sentimentos que vão desde o contentamento ou satisfação até à alegria intensa ou júbilo (...)" que encontrei aqui.De outras leituras, descobri que os gregos antigo chamavam à felicidade de Edaimonia, traduzindo, [eu] = bom + [daimon]=génio + sufixo [ia], um bom génio. É difícil definir rigorosamente a felicidade, contudo investigadores em Psicologia, criaram o Inventário da Felicidade de Oxford, para medir o nível de felicidade de um indivíduo, tendo em conta os factores fisiológicos e psicológicos, relacionando-os com factores como envolvimento religioso político, estado civil, idade, rendimento, etc.
Numa outra página, listei uma quantidade de palavras que correspondiam à pergunta "O que te deixa feliz?", como a título de exemplo as que se seguem:
- os abraços e ternuras do H.;
- os amigos;
- a natureza;
- receber uma carta;
- dançar;
- amar;
- beijar;
- o riso das crianças;
- etc.
Ao mesmo tempo coloquei a mesma questão aqui no facebook e descobri mensagens tão lindas, tão cheias de emoção, que acho que vale a pena irem lá, ler.
E o meu caderno vai ser preenchido com outro tipo de reflexões umas mais pessoais outras menos pessoais, mas que espero partilhar convosco brevemente.
Aguardo a compra deste livro Projecto de Felicidade, quem tiver curiosidade, pode ler alguns excertos que a Graça gentilmente postou no seu blog. E que aliás devo agradecer-lhe pelo incentivo a construir o meu projecto pessoal de Felicidade.
Sintam-se desafiados para construirem o vosso projecto pessoal de felicidade. Pensem, registem, troquem ideias, porque a felicidade de uns passa pela felicidade dos outros.

A propósito deixo aqui uma citação para reflectirem:"Ninguém tem a felicidade garantida. A vida simplesmente dá a cada pessoa tempo e espaço. Depende de você enche-los de alegria." - S. Brown
Retirado da web, mas infelizmente não me lembro do autor.

Virando a página...


Hoje levei um valente susto com a Mia. Teve o seu primeiro ataque, resultante da sua doença. cujo nome específico não sei referenciar. Sei que estava bem e depressa esticou as patinhas, só tive tempo de pegar nela, quando me apercebi do seu estado, colocar uma pedrinhas de sal na sua língua e descer as escadas até ao veterinário, sorte a minha que é mesmo ao lado da minha casa. Agora está estável, mas amanhã terá de repetir de novo as análises que já fez anteriormente.


Sem comentários: