sexta-feira, agosto 06, 2010

Acerca do meu projecto Altered book e outras técnicas


Desde há muito tempo que realizo algumas collages e assemblages, utilizando técnicas mistas de recorte, pintura estampagem, impressão, etc. Estas formas artísticas podem ser realizadas em telas, cartolina de bristol, livros antigos (altered books).Por certo, haverá muito boa gente que deve estar-se a perguntar o que eu quero dizer com isto? Como tenho sido abordada por email para que esclareça algumas destas terminologias, este post, espero eu, que venha a servir de esclarecimento sobre algumas técnicas, quem não ficar devidamente esclarecido, não hesite em enviar-me um email, ou até mesmo deixar aqui ficar a sua dúvida para que possa ser esclarecida.
Collage - trata-se de um termo técnico de origem francesa, que tal como o próprio nome indica são colagens realizadas a partir de recortes de revistas, jornais, panfletos, imagens impressas, papéis coloridos, fitas. Uma vez colados os itens compõe uma forma de arte pessoal.


Assemblage - é um termo que vai além da "collage". É orientada pelo princípio estético da acumulação de itens, de uma composição visual tridimensional. Este tipo de trabalho artístico visa romper com as fronteiras entre arte e a vida quotidiana.A colagem, na assemblage, não é realizada de forma casual, tem sempre um propósito, além de que liberta o artista de certas limitações de superfície, já que lhe permite, colar, estampar por cima da colagem realizada, sem seguida salpicar com tintas, podendo recorrer à colagem de objectos para dar uma visão bidimensional ou tridimensional conforme o caso.

Altered book- como o termo indica e traduzindo à letra, trata-se de um livro alterado, ou seja as páginas do livro vão sendo alteradas com técnicas mistas de collage, assemblage, pintura, recorte, estampagem, dobragens, decoupage, etc.Deste modo a cada página podem ser agregados outros elementos como fotografias, recortes de imagens, poemas, recortes de palavras, rendas, colagens de tecidos, costuras, papéis antigos, podem ser pintados com tintas acrílicas, aguarelas, pastel, carvão, envelhecidos com fogo e tingidos com chá, ou outros tingidores, agregação de acessórios encontrados na natureza (penas, folhas, flores secas, etc) ou de objectos do quotidiano (chaves, ferragens, clips, parafusos, etc..).Importa referir, que o altered book pode ser temático, ou pode conter vários temas. Os mais usados são a arte victoriana, e a natureza.
Em suma, é uma forma de o artista expressar o seu mixed media art work.

Aqui ficam algumas imagens do meu altered book, intitulado: Forgotten Memories

2 comentários:

alexa violeta disse...

Que interessante, Sandra!

Eu que sempre gostei de colagens e sempre tive a mania de rasgar de revistas imagens que gostava não fazia ideia que isto existia.

Obrigada pelo esclarecimento, acho que terei de fazer algo semelhante! eheheh

Sandra de Sá disse...

:) Que bom que foi do teu interesse. Quando fizeres algo, podes partilhar também. ***