domingo, fevereiro 06, 2011

Tricotar com amor*


A maternidade é um estado de graça que nos deixa com uma inspiração e vontade de produzir coisas pequeninas com uma avidez especial.
Não sou perita em tricot, apenas sei fazer os pontos básicos de meia e de liga. No entanto, na minha cabeça foi delineando uma camisolinha que tricotei com amor*.
Não segui receita nenhuma em especial, com excepção de um outro apontamento aqui e acolá e resultou nesta linda pecinha da qual tanto me orgulho.
Quando cheguei ao fim, descobri que podia ter feito a peça toda continuada para ter só costuras nas laterais do corpo e parte inferiores dos braços, mas essa tentativa vai ficar para outro projecto que também está a ser delineada.
Pode não ter a perfeição de uma das camisolinhas compradas, mas tem algo muito mais importante, o amor de mãe, que nela foi depositando malha após malha amor.


Aqui fica a receita:

Para as frentes:

Montar 42 malhas em agulhas circulares.
Fazer o cós com duas malhas de liga e duas de meia até obter a altura desejada.
Continuar em ponto de meia até fazer 6 carreiras, de seguida fazem-se duas carreiras de liga e depois 6 de meia, 2 de liga, até atingir a altura de mais ou menos 20 a 22 cm.
A partir daqui prolongar 26 malhas de um lado e 26 malhas do outro para realizar as mangas.
Trabalhar mais 3 carreiras com a (26 +42+26 = 94) totalidade das malhas em ponto de meia.
Seguidamente, trabalhar 39 malhas e arrematar 16 malhas que irão formar o decote da gola e trabalhar as restantes 39 malhas até obter a altura ideal para as mangas e rematar.

Para as costas:

Montar 42 malhas em agulhas circulares.
Fazer o cós com duas malhas de liga e duas de meia até obter a altura desejada (deve ter a mesma altura que a que foi realizada na frente).
Continuar em ponto de meia, até atingir a altura de mais ou menos 20 a 22 cm.
A partir daqui prolongar 26 malhas de um lado e 26 malhas do outro para realizar as mangas.
Fazer mais 3 a 4 carreiras de meia que a parte da frente e rematar.

Para montar basta unir as peças e costurar com lã da mesma cor.
De um dos lados, optei por costurar 3 botões para facilitar a entrada da cabeça, mas é opcional.
Se precisarem de mais dicas, ou se surgirem dúvidas, não hesitem em escrever-me.

Sem comentários: