
São tantos os projectos que há muito gostaria de ver iniciados ou mais tempo dedicado até, mas na verdade o tempo não chega para tudo o que se quer, ainda mais quando temos uma quantidade de coisas a nosso cargo.
Mas adiante! Durante as mudanças e arrumações cá por casa, fui-me deparando que tinha várias folhas secas entre livros e revistas. Folhas essas que fui guardando pela sua beleza, tonalidade, memórias especiais, etc. Foi então que me surgiu a ideia de fazer um herbário como há tanto tempo eu desejava fazer.
Escolhi um livro de capa dura e com folhas grossas e identifiquei-o para o efeito com a ajuda da minha Dymo:
Mas adiante! Durante as mudanças e arrumações cá por casa, fui-me deparando que tinha várias folhas secas entre livros e revistas. Folhas essas que fui guardando pela sua beleza, tonalidade, memórias especiais, etc. Foi então que me surgiu a ideia de fazer um herbário como há tanto tempo eu desejava fazer.
Escolhi um livro de capa dura e com folhas grossas e identifiquei-o para o efeito com a ajuda da minha Dymo:
No início deixei algumas páginas em branco , porque sei que vou querer escrever algumas notas introdutórias. 

Passei à página seguinte na qual colei a folha seca, identifiquei-a com a ajuda de alguns sites de botânica que encontrei na net. Escrevi o nome em latim (nome científico) pela qual a planta é conhecida e a família a que pertence, assim como algumas curiosidades sobre a planta/arbusto em questão. Numa outra página dediquei-me a rabiscar as folhas galhos e rebentos. Ainda numa outra página pretendo colar fotos da árvore/planta/arbusto em questão, se possível nas diferentes estações do ano.
Inicialmente, pensei ainda dividir o herbário por partes: árvores, flores, arbustos e outras plantas, mas depois achei que era trabalho desnecessário.
Agora fico à espera que este projecto se torne um projecto à escala familiar, para que todos possamos apreciar a beleza do que a natureza nos oferece bem como tirar algumas aprendizagens relativamente a botânica.
E vocês têm ou já tiveram vontade de construir também um herbário?
Agora fico à espera que este projecto se torne um projecto à escala familiar, para que todos possamos apreciar a beleza do que a natureza nos oferece bem como tirar algumas aprendizagens relativamente a botânica.
E vocês têm ou já tiveram vontade de construir também um herbário?
Alguns sites que podem ajudar na identificação:
Mundo dos sites (botânica)
Biblioteca Digital de Botânica
Instituto de botânica
Sociedade Portuguesa de botânica
Wikipédia (Botânica)
Jardim Botânico de Lisboa
6 comentários:
Também tenho um Sandra, um dia destes mostro, mas é muito similar ao teu. Bom, penso que tens mais jeito para o desenho que eu ; )
Lindo este teu post!
Obrigada D.! Fico à espera de ver então o teu também. O meu está a crescer aso poucos.
Engraçado, a minha filha anda encantada com ciências e este fim de semana andava ela com o seu mano a recolher as folhinhas que encontravam, e eu por acaso disse-lhe porque não constróis um herbário?!!!...ela ficou muito entusiasmada
Olá Sofia! Então força nisso, depois gostava de ver algumas fotografias publicadas no seu blog.
A minha ginkgo está agora a por as folhas de fora :)
:) Acho uma árvore linda, cheia de magia e as folhas são tão bonitas. Tira-lhe uma fotografia para vermos :)
Enviar um comentário