terça-feira, março 29, 2011

Herbário



São tantos os projectos que há muito gostaria de ver iniciados ou mais tempo dedicado até, mas na verdade o tempo não chega para tudo o que se quer, ainda mais quando temos uma quantidade de coisas a nosso cargo.
Mas adiante! Durante as mudanças e arrumações cá por casa, fui-me deparando que tinha várias folhas secas entre livros e revistas. Folhas essas que fui guardando pela sua beleza, tonalidade, memórias especiais, etc. Foi então que me surgiu a ideia de fazer um herbário como há tanto tempo eu desejava fazer.
Escolhi um livro de capa dura e com folhas grossas e identifiquei-o para o efeito com a ajuda da minha Dymo:
No início deixei algumas páginas em branco , porque sei que vou querer escrever algumas notas introdutórias. Passei à página seguinte na qual colei a folha seca, identifiquei-a com a ajuda de alguns sites de botânica que encontrei na net. Escrevi o nome em latim (nome científico) pela qual a planta é conhecida e a família a que pertence, assim como algumas curiosidades sobre a planta/arbusto em questão. Numa outra página dediquei-me a rabiscar as folhas galhos e rebentos. Ainda numa outra página pretendo colar fotos da árvore/planta/arbusto em questão, se possível nas diferentes estações do ano.


Inicialmente, pensei ainda dividir o herbário por partes: árvores, flores, arbustos e outras plantas, mas depois achei que era trabalho desnecessário.
Agora fico à espera que este projecto se torne um projecto à escala familiar, para que todos possamos apreciar a beleza do que a natureza nos oferece bem como tirar algumas aprendizagens relativamente a botânica.
E vocês têm ou já tiveram vontade de construir também um herbário?

Alguns sites que podem ajudar na identificação:

Mundo dos sites (botânica)
Biblioteca Digital de Botânica
Instituto de botânica
Sociedade Portuguesa de botânica
Wikipédia (Botânica)
Jardim Botânico de Lisboa

6 comentários:

Deva disse...

Também tenho um Sandra, um dia destes mostro, mas é muito similar ao teu. Bom, penso que tens mais jeito para o desenho que eu ; )
Lindo este teu post!

Sandra de Sá disse...

Obrigada D.! Fico à espera de ver então o teu também. O meu está a crescer aso poucos.

Sofia Mascarenhas disse...

Engraçado, a minha filha anda encantada com ciências e este fim de semana andava ela com o seu mano a recolher as folhinhas que encontravam, e eu por acaso disse-lhe porque não constróis um herbário?!!!...ela ficou muito entusiasmada

Sandra de Sá disse...

Olá Sofia! Então força nisso, depois gostava de ver algumas fotografias publicadas no seu blog.

ESpeCiaLmente GaSPaS disse...

A minha ginkgo está agora a por as folhas de fora :)

Sandra de Sá disse...

:) Acho uma árvore linda, cheia de magia e as folhas são tão bonitas. Tira-lhe uma fotografia para vermos :)