segunda-feira, janeiro 09, 2012

Plano de ação: minimalizar


A ideia de minimalismo e simplicidade já andava a pairar sobre a minha cabeça, mas depois de ter lido este livro, da Rita Domingues decidi dar aso às minhas resoluções, e uma delas envolve a simplificação da minha vida no sentido de me minimalizar a nível de objetos físicos para depois fazer esse processo a nível pessoal e do meu imago.
A minha necessidade de simplificar surge pela necessidade de espaço, de ter menos coisas para limpar e arrumar, por preocupações ambientais, para dar lugar a outras coisas novas, por economia, por gestão do meu tempo e por transmissão de valores que quero dar ao meu filho. Para isso estabeleci um plano de ação, baseado no livro "Guia para simplificar a vida" que passa pelos seguintes itens:

1. Finanças:
. registo de gastos num ficheiro de excel;
. uso de cupões de desconto nas compras;
. aproveitar as promoções;
. fazer lista de compras (comprar apenas o que é essencial, ou seja com consciência);
. abrir uma conta para o Tomás.

2. Gestão do meu tempo:
. rotinas diárias - anotar as tarefas a desenvolver diariamente, semanalmente e mensalmente;
. atualizar sempre a agenda.
. estabelecer um horário no computador (só em cofeebreak ou depois das tarefas concluídas);
. delegar tarefas (afinal não posso fazer tudo sozinha);
. criar a minha bucket list ("antes de bater as botas" - inspirado no filme The bucket list.

3. Minimalizar roupas, calçados e acessórios e produtos de maquilhagem:
. fazer seleção: para dar, para reutilizar, pensar, deitar fora;
. Serve? Uso? Gosto?

4. Computador:
. fazer backup's (a ver se consigo fazer isto trimestralmente);
. eliminar ficheiros e programas que não uso;
. organizar pastas e documentos;
. atualizar programas.

5. Papeladas e outros afins:
. digitalizar;
. organizar em dossier os documentos que estritamente tenho de ter em suporte de papel (contas, contratos, IRS, garantias, etc);
. aderir a faturas eletrónicas.
. organizar as receitas de culinária soltas numa caixa arquivadora.

6. Compras:
. fazer listas de compras.
. comprar só o que é oficialmente e estritamente necessário.
. em tempos de saldos comprar com consciência.

7. Espaços da casa:
. mantê-los funcionais com o minimalismo possível;
. organizar melhor os espaços;
. delegar tarefas na questão de organização e arrumo.

8. Crafts:
. reduzir o impulso de comprar;
. só renovar stock se necessário;
. gastar ou disponibilizar o material que tenho a mais ou que não uso;
. não guardar restos de material que provavelmente sei que nunca iria utilizar.
. acabar projetos iniciados.
. organizar melhor os espaços.


Posto isto, vou fazer a minha to do list para esta semana e começar a atacar no meu plano de ação.
A nível financeiro, já iniciei no ano anterior o registo de gastos num ficheiro de excel e digo que vale a pena fazê-lo e observar bem naquilo em que gastamos o nosso dinheiro. E vocês têm por hábito fazer o mesmo, já pensaram em fazê-lo ou não sabem por onde começar? Fico a aguardar novidades de quem também se meteu nesta aventura.

Um blog para ler com calma: ...mil razões...

Sem comentários: