quarta-feira, março 07, 2012

Pão!!


Adoro pão, acho que herdei isso do meu pai, pois também é um exímio apreciador de pão. Venha ele simples, com manteiga, queijo, compota... Gostamos de todo o tipo de pão, com sementes, branco, integral, de centeio, de mistura...
Então para quem aprecia pão, poder fazê-lo em casa é algo maravilhoso, já que fica sempre mais em conta, do ponto de vista económico e sempre podemos adaptar as receitas ao nosso gosto e variar...
Em casa dos meus pais há o hábito de se fazer broa de milho e de trigo caseira em forno a lenha, uma delícia (podem ver aqui e aqui algumas imagens).
Por cá tem de ser o forno elétrico, ou a MFP, mas também saem bons resultados! Então para quem quiser experimentar aqui fica uma receita de:

Pão com sementes

3 chávenas de farinha de trigo
2 chávenas de água tépida mal medidas
sal q.b.
1 saqueta de fermento para pão /ou fermento de padeiro
2 colheres de sopa de sementes de girassol
2 colheres de sopa de sementes de abóbora
2 colheres de sopa de sementes de sesamo
1 colher de sopa de azeite

Na água tépida dissolve-se o sal. Mistura-se a farinha com as sementes o fio de azeite e o fermento (se for o de padeiro pode ser dissolvido juntamente com o sal na água), depois junta-se a água aos poucos e vai-se amassando até a massa ficar numa bola, nem demasiado mole, nem demasiado dura. às vezes pode ser necessário acrescentar um pouco mais de água ou de farinha. É que muitas vezes as medidas são mais ou menos feitas a olho.  Sova-se bem a massa até que se misturem bem os ingredientes. Depois tapa-se com um pano de algodão e deixa-se a repousar cerca de 2.30h, depois é só fazer pequenas bolinhas que podem ser passadas por sementes (como foram o caso destas) que se colocam sobre um tabuleiro untado de farinha e vão a cozer cerca de 30 minutos em forno médio. Depois é só deliciar-se!


Mais receitas aqui: Na cozinha da Guapa

1 comentário:

I make tea not war disse...

Hei-de experimentar! Obrigado por partilhar :)