segunda-feira, março 12, 2012

Uma dose de boa energia

Aproveitando os dias bons que se têm feito sentir, estou decidida a iniciar um novo plano alimentar (não de dieta, apenas algo mais repensado e melhorado, a pensar em aproveitar o que de melhor a natureza nos dá) a associar a algumas caminhadas ao longo da marginal.
Para começar:

Sumo de beterraba, cenoura e laranja

1 beterraba pequena descascada e fatiada
1 cenoura com casca bem lavada
 sumo de 3 laranjas + polpa da laranja sem pevides
sumo de 1 limão + polpa do limão sem pevides
300 ml de água

Coloca-se a beterraba a cenoura e os sumos do limão e da laranja com as polpas no liquidificador e deixa-se até desfazer completamente. Junta-se por fim a água e mistura-se bem. Serve-se fresco, quem quiser pode adoçar com mel ou açúcar mascavado. Eu prefiro-o no natural.

N.B. : Se após uma refeição onde comeu beterraba, a sua urina ou as fezes tiverem uma coloração rosa- avermelhada, não se assuste. É que o pigmento da beterraba não é metabolizado pelo corpo, atravessando todo o aparelho digestivo sem sofrer alterações.

Granola ou Muesli

Nunca gostei muito da granola ou muesli de compra pois acho-os demasiado açucarados e com alguns ingredientes que lhe alteram o seu verdadeiro sabor. É um excelente acompanhamento com leite, com iogurte natural e até remisturado com frutas e dá a sensação de saciação que é excelente. Por isso é uma óptima opção tanto ao pequeno almoço como ao lanche. Procurei pela Internet algumas receitas e acabei por criar a "minha própria receita" e o seu sabor, é excelente! Para quem quiser experimentar:

Granola ou Muesli da Guapa

200 gramas de flocos de aveia
1 punhado de amêndoas laminadas
1 punhado de nozes
2 colheres de sopa de sementes de girassol
2 colheres de sopa de sementes de sêsamo
3 colheres de sopa de sementes de linhaça
2 colheres de sopa de sementes de abóbora
60 gramas de coco ralado
4 colheres de sopa de água
meia colher de sopa de açúcar amarelo
1 colher de sopa de azeite
1 colher de café de essência de baunilha

Num tabuleiro misturei todas as sementes, com os frutos secos e os flocos. Numa taça dissolvi o açúcar amarelo na água com as  gotas de essência de baunilha e o azeite. Em seguida misturei este líquido à mistura seca e envolvi bem, espalhando depois novamente no tabuleiro forrado com papel vegetal. Levei ao forno cerca de 15  a 20 minutos a 150 graus até dourar, de vez em quando abria o forno e mexia as sementes, para que o dourado fosse uniforme. Depois de frio coloquei a granola ou muesli num frasco de vidro hermeticamente fechado.
Pode ainda juntar-se uvas passas, ameixas secas, avelãs, alperces, figos, bagas de gogi, raspas de chocolate de culinária... é só não ter medo de experimentar.

Sem comentários: