quarta-feira, janeiro 08, 2014

Depois dos Réis...

... a casa despe-se das decorações de Natal e de repente sentimos a casa mais nua, mais vazia e nostálgica...
O pequeno Tomás choramingou porque não queria ver a árvore de Natal a ser desmanchada, enquanto retirava as decorações ele voltava simplesmente a colocá-las. Prometi-lhe que teríamos uma árvore de inverno, agora tenho de cumprir aquilo que prometi e ainda não sei bem como...

Desfolhamos o livro "Depois do Natal" com umas ilustrações fantásticas  de Beatrice Alemagna, que mistura inúmeras técnicas de colagem e fotografia e ilustração a lápis em página dupla, para nos presentear com um álbum sensitivo, que vê o mundo com a nostalgia daquilo que foi, como que através dos olhos de uma criança ou da infância perdida que tivemos.

2 comentários:

Ovelha Flor Guerreira disse...

Depois do Ano Novo fico sempre com vontade de "destralhar" a casa. Na verdade já estava decorada desde meados de Novembro. Mas as pequenitas não deixam. No entanto, como já são crescidinhas (5 e 7 anos) já vão encarando a coisa com naturalidade. O tempo corre num eterno retorno.

AnaGF disse...

Cá em casa também se vive essa aversão a desfazer a árvore de Natal e o presépio, e a nostalgia que se segue. Ao ler sobre a árvore de inverno lembrei-me de uma actividade que fiz quando as minhas filhas eram mais pequenas: uma "árvore dos livros", feita com ramos secos onde íamos pendurando folhas feitas de cartolina, nas quais escrevíamos os nomes dos livros que elas iam lendo. Fica o link:
http://pesnarelva.wordpress.com/2009/11/04/pleno-outono/
Parabéns pelo blog e votos de um excelente 2014.