quinta-feira, fevereiro 13, 2014

{organização e gestão do tempo}

Tenho aproveitado os bocadinhos dos "meus tempos livres" para ler acerca da organização e gestão do tempo. Fiquei a conhecer através da Rita Domingues, o spiraldex, decidi experimentar também para ter noção de como rentabilizo e ocupo o meu tempo. Posso dizer-vos que aprendi bastante com isso e tenho definidas mentalmente algumas estratégias para o rentabilizar ainda de outras maneiras mais rentáveis.


Aprendi também que gasto muito pouco tempo a cuidar de mim (algo que tem de mudar!!), e que o tempo de maior relevância é gasto em trabalho e em tempo de trabalho de casa/ e tempo com a família (algo que não consegui dissociar.
Defini o uso de cinco cores que representam o seguinte:

cor-de-rosa - tempo pessoal (para cuidar de mim, higiene pessoal, cabeleireiro, depilação, maquilhagem...)
amarelo - tempo gasto em viagens de metro/autocarro/carro
verde - tempo de pausa (almoço, lanche, jantar, compras e saídas)
laranja - trabalho, trabalho realizado em casa e no computador

O spiraldex está colocado em cada uma das páginas da minha agenda, deste modo uso um por dia e facilmente posso comparar com os dias anteriores. Creio ser uma boa ferramenta também a implementar com o tempo utilizado para estudo e para outras atividades realizadas por adolescentes. Convido-vos a  experimentar também, podem fazer o download gratuito do spiraldex aqui.