quinta-feira, abril 24, 2014

Kakebo


Era um livro, que já andava a "namorar" por assim dizer, e foi precisamente no dia mundial do livro que o adquiri (aproveitando os descontos que tinha por ser o dia mundial do livro) e curiosamente a seguir à sua compra assisto à hora de jantar a mais uma edição do programa conta-poupanças, na qual fazem uma reportagem acerca do uso e vantagens deste livro. Que coincidência!!
Kakebo é um livro de registo de contas de poupanças domésticas, inspirado num método japonês para organizar e poupar nas contas domésticas e nos extras que vamos fazendo. É ainda possível fazer uma análise detalhada das despesas realizadas mensalmente, semanalmente e diariamente, aprendendo deste modo a priorizar e categorizar  os gastos, traçar objetivos de poupança e de gastos.
Ora até aqui, nada de muito novo, já que eu já tinha por hábito fazer o registo fiel dos gastos mensais das despesas cá de casa. Contudo aprendi que deveria de criar uma espécie de orçamento de modo a poder poupar sobre esse orçamento, reduzi-lo e fazer uma poupança para um novo objetivo, por exemplo férias em família uma emergência médica, ou um outro extra qualquer...
O livro apresenta tabelas diversas, fáceis de preencher, que incluem o  ano inteiro.
Apesar de ser uma boa ferramenta, vou implementar o meu kakebo com algumas alterações, por exemplo, o meu mês irá ser sempre de 23 de um mês a 23 de outro mês, já que é a altura em que me entram as minhas receitas, neste caso, o meu vencimento.

Podem ficar a conhecer melhor este livro aqui.

Podem visitar a página do Kakebo no facebook aqui.

Pelo pinterest também há montes de inspirações aqui.

Sem comentários: