terça-feira, maio 13, 2008


O meu blog não está abandonado, simplesmente tenho estado com o tempo um pouco mais ocupado do que o habitual, trabalho, duas feiras a preparar num espaço de uma semana. Uma felizmente já passou e digamos que correu muitíssimo bem. Realizou-se em Esmoriz ("my hometown") e espero fazer um update o mais breve possível do cartaz para aqui, pois estava giríssimo. Foi o primeiro evento do género em que se conjugaram velharias com artesanato urbano. O público em geral aderiu satisfatoriamente, apesar de se notar que ainda não estão muito habituados a este tipo de evento, mas como diz o ditado o hábito faz o monge.
Foram poucas as fotografias que pude tirar devido à grande afluência de pessoas que me visitaram, para a próxima contrato um fotógrafo! ;)
Foi um dia cheio de Sol, às vezes com a presença de umas nuvens, de reencontros, de muitos sorrisos, de trocas de opiniões, apesar das rajadas de vento forte que de vez em quando surgiam e teimavam derrubar algo.
Resta-me agradecer os comentários de encorajamento de todos os que por ali passaram, foi muito bom ver o meu trabalho reconhecido. Foi uma experiência muito positiva.
Não poderia deixar também de agradecer à Comissão de Melhoramentos de Esmoriz e Junta de freguesia pelo apoio prestado, pela sua presença e claro pela organização deste evento, do qual pretendo colaborar, fomentar e ajudar a construir, enriquecendo-o... Porque o Homem sonha e a obra nasce, e este evento já fazia parte dos meus sonhos à muito tempo!
Agora restam-me uns dias para repor algum stock... Sábado (17/05) irei estar na zona rural do Parque da Cidade - Porto, para mais uma edição da Feira de Artesanato Urbano.

sábado, maio 03, 2008

Zakka


ZAKKA "um pouco de tudo"


Tendência vinda do Japão, nas áreas da moda e do design, inspirada nos países Nórdicos.

Ver a simplicidade de um objecto e de materiais, transformando e misturando o com materiais menos convencionais, criando uma nova linha e estilo adequado a um ambiente.

Flirck search for Zakka

Cotton Time free download

Sew/costura

Ando a preparar um Kit de costura para disponibilizar na loja, um kit de iniciação, ainda lhe vou acrescentar alguns retalhos, uma alfineteira, um agulheiro, um frasquinho com botões,uma tesourinha e linhas... Lembro que em miúda tive um que me foi oferecido pelo meu Pai e que para mim foi uma delícia enorme, possivelmente foi o click que despertou em mim para estas coisas de sew [costura].
Wip sew box


Ultimamente tenho tido uma vontade inexplicável de fazer roupa para mim. Já me sinto confiante com a máquina de costura, tecidos e linhas, e está na altura de dar um passo em frente. A verdade é que é um campo inteiramente por desbravar e nem sempre é tão fácil, quanto se pensa.
Procuro um curso (não profissional) de corte e costura para ver se aprendo um pouco mais, precisam-se de dicas.
Primeiro passo: estudar o assunto. Decifrar moldes, direcções de corte, insersão de fechos éclair, casas de botões, tirar medidas, etc... Para isso conto um pouco com a ajuda do Grande Livro de Costura, que adquiri aqui há uns tempos largos num alfarrabista, mas recentemente descobri que alguém disponibilizou-o em formato digital, já que se trata de uma obra rara, aqui fica o link para download gratuito.

Nestas andanças de corte e costura, acabei por desenhar o molde e confeccionar um avental para a minha mãe, irá ser a sua prenda no dia da Mãe, sim porque em minha casa usar aventalito na cozinha faz parte das tradições familiares, gostei tanto que quero fazer um idêntico para mim, confiram aqui os resultados.

quinta-feira, maio 01, 2008

In the mirror

On the flash!


HandCrafted by Guapa está com uma nova imagem, acho que é desta que me decido pelo logotipo. Um estilo simples, moderno e que se enquadra comigo. Agora há que refazer novos cartões etiquetas e outras coisitas mais... Apareçam por lá e deixem ficar as vossas opiniões!**

Mila Moderna

Cansei-me de usar o tanque e troquei-lhe as voltas....

Raparigas prendadas, se ainda houver ousadia...


Acabou de ser lançado "O livro de Ouro das raparigas prendadas" de Rosemary Davidson e Sarah Vine - Oficina do Livro.
O Independent sugere que se ofereça este livro às vossas filhas [ a quem as tiver, pois está claro!], mas é suspeita minha, ou este livro deveria de ser oferta a qualquer mulher, mas em especial às mães de meninas.
Os críticos referem que é um livro de raparigas dos 8 aos 80 "(...) que ainda gostam de piqueniques e de saltar à corda."
Numa fase em que se atravessa uma grande crise de perda de valores, em que nos assumimos como consumistas natos, em que tudo é comprado e quase nada é feito por nós... Acredito que este livro seja uma ponte de retorno e reencontro ao passado.
Numa herança global, o futuro parece passar mesmo pelo que é genuíno e artesanal, aqui fica a dica.
Para os rapazes/homens, aqui fica o mote do seu livro: "O livro dos rapazes brilhantes."

A propósito deste livro foi criado um grupo aqui.

2018: 365 novas oportunidades

E assim de repente, apeteceu-me simplesmente voltar...