quarta-feira, junho 29, 2011

Concretização*

Bom dia!

Sempre que possível gosto de iniciar o dia com a toma do pequeno almoço junto ao computador, onde vou lendo alguns dos blogs que vejo todos os dias e as primeiras páginas dos jornais... Pode ser até um vício ruim, mas apenas o faço quando estou sozinha, digamos que é como se fosse o meu momento. Momento em que entro noutros mundos e sonho, pois gostaria que também fizessem parte do meu de um modo mais à séria.
A palavra chave para o dia de hoje é concretização. É uma palavra poderosa e eu hoje tenho tanto anseio em concretizar projectos inacabados... Por isso deixo-vos com algumas fotos para que se sintam inspirados pelo poder da natureza, tal como eu aprecio tanto e vou até ali ao lado a ver se concretizo!

terça-feira, junho 28, 2011

Organizar e meditar*


Depois de uns dias de descanso em casa dos meus pais e de volta aqui ao apartamento, há muito por organizar.
A manhã começou mais cedo, pois o corpo impôs acordar mais cedo do que o previsto, ou seja decidiu madrugar contra a minha própria vontade.
Aproveitei para organizar algumas coisas cá por casa enquanto todos os outros dormiam...
Cuidei das plantas, que estavam a precisar de um tratamento VIP, mas dei por mim a ter em conta que não consigo ter as floreiras tão floridas como gostaria, primeiro porque é uma marquise e segundo por causa da aragem do mar, mas vamos ver o que conseguimos fazer de melhor...
Tenho ainda as malas por desfazer, roupa para lavar e outra para passar a ferro, mas que espero deixar em ordem até ao fim do dia.
Quero organizar os espaços à minha volta de modo a que me tragam mais harmonia, mas ainda não estou muito ciente por onde começar, ou melhor até sei, mas tenho de contrariar a inércia instalada no meu corpo aliada à falta de agilidade que o meu barrigão de 36 semanas a caminho de 37 me proporciona e a falta de espaços de arrumação!
Da minha agenda pessoal que continua ainda por forrar de um modo pessoal (que vergonha nem parece meu!) decidi ocupar algumas das páginas em branco com listas de afazeres para que lhes possa ir colocando vistos à medida que se vão realizando. Decidi também que os dias vão ser marcados por uma ou duas palavras e acho que as que imperam hoje são organizar e meditar... Organizar porque preciso mesmo de me organizar e meditar porque preciso de pensar sobre o meu lifestyle, sobre decisões que tenho de tomar antes que o tempo urja mais...

segunda-feira, junho 27, 2011

Chá de Bebé do Tomás



Os dias têm passado entre azafamas crescidas, mas que nos deixam de coração cheio.
Dia 25 de junho foi dia de Chá de bebé do Tomás. Conseguimos reunir a família e amigos mais chegados, apesar do fim de semana prolongado e de termos muitos dos nossos amigos para fora.
Foi bom e obrigada a quem conseguiu estar presente!

sexta-feira, junho 24, 2011

Momentos*

De um S. João mais caseiro, pelo que não deixou de faltar a sardinha assada e a salada de pimentos entre outras iguarias mais... Só não se viu o fogo no sobre o rio como é tradição nem ouve marteladas, apenas uma amena cavaqueira de histórias antigas, de um regresso ao passado.



O que de melhor a horta nos pode oferecer...



36 semanas de ti...

sexta-feira, junho 17, 2011

Gravidez*


35 semanas e o tempo passa a voar...
E a gravidez prossegue com momentos bons e outros menos bons, privação de sono que já dura alguns dias, não há posição que me acomode na cama, enjoos e vómitos com fartura. Alguma rabujice pelo meio como é normal, mas a vida vai prosseguindo aliada à imensa preguiça com que o meu corpo se arrasta...

terça-feira, junho 07, 2011

Começar a semana docemente!


Desta vez resolvi começar a semana de maneira doce! Fiz bolo de chocolate, porque me apeteceu mesmo muito uma fatia de bolo de chocolate. Pena tenho eu de ainda não conseguir beber café puro, pois com o bolo ia ser a cereja no topo. Aproveitei o forno ligado e preparei bolachas de limão, as receitas irão entrar directamente para aqui.


No fim semana o H. ofereceu-me uma iogurteira, claro que não resisti em preparar logo uma primeira fornada de iogurtes naturais. Simples e fácil, adorei a sua textura e sabor, nada têm haver com os de compra. Acho que o investimento valeu mesmo a pena!

O dia seguiu-se com algumas organizações por casa e tarefas domésticas que parecem nunca mais ter fim...
Decidi experimentar fazer uma ementa semanal com o que pairava sobre o frigorífico e arca-congeladora, brevemente tenho de repor stocks de carne e de peixe... Costumava fazer este planeamento mensalmente, mas decidi coloca-lo em papel a ver se ajuda naqueles momentos em que fico a pensar o que é que irei fazer para almoço e para o jantar, a ver vamos se consigo criar uma rotina para elaboração de ementas equilibradas e saudáveis!

Parte da tarde vai ser preenchida com aulas de preparação para o parto, uma parte prática e outra teórica. A enfermeira que dá as aulas é muito acessível e denota-se que ama de paixão aquilo que faz, coisa rara hoje em dia e especialmente no sector da saúde.

Mentalmente sinto-me cansada com cérebro de anémona, mas a verdade é que estou mesmo com cérebro de grávida, pudera, estou mesmo grávida! A resposta não está tão pronta na ponta da língua, as ideias parece que custam a fluir, tenho dificuldade em organizar os pensamentos... Espero que isto passe rapidamente!


P.S.: E não é que a ementa semanal é uma boa ajuda! Já vou a caminho de fazer a da semana que se segue!

sábado, junho 04, 2011

Nós*

4 anos e dois meses de nós...

... e brevemente teremos o fruto do nosso amor em nossos braços!

Brinquedos antigos do séc. XX

Como a simplicidade dos brinquedos de autrora faziam as delícias da pequenada. Tudo tão simples, sem grandes engenhos electrónicos, sem grandes aplicações... Tudo tinha outro gosto, um ou outro ainda pertencem à minha geração outros são mais da geração dos meus pais, mas não consegui deixar de ficar deslumbrada com estas pequenas maravilhas!

Todos estes brinquedos pertencem a um coleccionador particular que teve a amabilidade de expor no Museu de Exposende. A exposição está patente até ao dia 31 de Julho.

sexta-feira, junho 03, 2011

Agenda Cultural para Junho

Eventos que não quero perder por nada destes mundo (em constante update)!

- Festa do Senhor de Matosinhos (comprar uma rifa no Padre Grilo e comer uma fartura quentinha é obrigatório!)


- Edifício da Reitoria do Porto - exposição de minerais

- Feira do livro do Porto

- Exposição a Evolução de Darwin

- Art Cool - Miguel Bombarda


- Exposição de brinquedos antigos do séc. XX - Museu de Esposende


Boas energias versus encher os olhos de verde*

Mata da Albergaria - Campo do Gerês

Tal como fizemos há quatro anos atrás sensivelmente, rumamos por uns dias para o Gerês para descansar, encher os olhos de verde e desfrutarmos de algum tempinho a dois... Apesar do tempo mais fresco e agreste que o habitual, foi bom estar ali. Rumamos por outras paragens também como Ponte da Barca, Parada do Lindoso, local onde já dei aulas e que fui rever os habitantes e a escolinha pequenina de lugar único, que agora se encontra fechada, fui a ultima pessoa que lá deu aulas, terminando com uma visita a Esposende, mais precisamente ao Museu de Esposende para apreciar uma exposição de brinquedos antigos do séc. XX de um coleccionador particular (mostrarei as fotos mais tarde para que este post não fique sobrecarregado).
Aqui ficam algumas fotos para abrir o apetite a quem queira ir lá visitar.
Espigueiro de Parada do Lindoso



Ponte Romana - Ponte da Barca


Garranos - Gêres


Galegas à solta na bouça - GerêsRio Caldo e as Serras do Parque Nacional Peneda do Gêres

quinta-feira, junho 02, 2011

Gravidez*


♥ 33 semanas de ti... ♥

segunda-feira, maio 30, 2011

Gentes de outros lugares

Porque a fotografia amadora é uma das minhas paixões...
E como fotografar gentes de outros lugares, gentes nas suas rotinas diárias, apanhadas por um click atento da minha objectiva, se pode revelar interessante...

sábado, maio 28, 2011

Dias sim e não*


Há momentos em que a vida nos reserva dias de sim e de não.
Há momentos que somos mais lentos que o nosso próprio raciocínio e pensamento.
Há momentos em que a vida nos dá mais nãos do que sins, sem prever o modo como nos pode afectar...
Ando de coração brando...

domingo, maio 22, 2011

Vem por aqui*


Vem por aqui" - dizem-me alguns com olhos doces,
Estendendo-me os braços, e seguros
De que seria bom se eu os ouvisse
Quando me dizem: "vem por aqui"!

Eu olho-os com olhos lassos,
(Há, nos meus olhos, ironias e cansaços)
E cruzo os braços,
E nunca vou por ali...

A minha glória é esta:

Criar desumanidade!

Não acompanhar ninguém.

- Que eu vivo com o mesmo sem-vontade

Com que rasguei o ventre a minha mãe.

Não, não vou por aí!

Só vou por onde

Me levam meus próprios passos...

Se ao que busco saber nenhum de vós responde,

Por que me repetis: "vem por aqui"?

Prefiro escorregar nos becos lamacentos,

Redemoinhar aos ventos,

Como farrapos, arrastar os pés sangrentos,

A ir por aí...

Se vim ao mundo, foi

Só para desflorar florestas virgens,

E desenhar meus próprios pés na areia inexplorada!

O mais que faço não vale nada.

Como, pois, sereis vós

Que me dareis machados, ferramentas, e coragem

Para eu derrubar os meus obstáculos?...

Corre, nas vossas veias, sangue velho dos avós,

E vós amais o que é fácil!

Eu amo o Longe e a Miragem,

Amo os abismos, as torrentes, os desertos...

Ide! tendes estradas,

Tendes jardins, tendes canteiros,

Tendes pátrias, tendes tectos,

E tendes regras, e tratados, e filósofos, e sábios.

Eu tenho a minha Loucura!

Levanto-a, como um facho, a arder na noite escura,

E sinto espuma, e sangue, e cânticos nos lábios...

Deus e o Diabo é que me guiam, mais ninguém.

Todos tiveram pai, todos tiveram mãe;

Mas eu, que nunca principio nem acabo,

Nasci do amor que há entre Deus e o Diabo.

Ah, que ninguém me dê piedosas intenções!

Ninguém me peça definições

! Ninguém me diga: "vem por aqui"!

A minha vida é um vendaval que se soltou.

É uma onda que se alevantou.

É um átomo a mais que se animou...

Não sei por onde vou,

Não sei para onde vou,

- Sei que não vou por aí.

___________________________

José Régio, Poemas de Deus e do Diabo
(José Régio in Cântico Negro)

sábado, maio 21, 2011

Das nossas mãos...

Das minhas mãos, um quilt para o Tomás, pronto a ser usado dos dois lados.

Directamente das mãos da minha mãe. Broa de trigo e de milho acabadinha de preparar. O cheirinho a pão quente inundou a casa.

E agora directamente do forno para o meu pequeno almoço: café com leite quente e pedacinhos de broa nham, nham.

E mais uma foto, agora com 31 semanas de gravidez, apesar de algumas manchas no velho espelho :)