quinta-feira, abril 21, 2011

to do (random and dynamic) list

Gosto muito de listas, ajudam-me a organizar os meus dias, por isso aqui fica uma com algumas coisas importantes que tenho em mão!

> Fazer de novo lemon curd para aproveitar os limões que me ofereceram e orange curd;
> Fazer novas sementeiras de ervas aromáticas: salsa, basílio, tomilho...
> Acabar as cortinas para a cozinha da minha mãe;
> Repor o stcok de lãs para a acabar a manta do Tomás;
> Experimentar fazer estas bolachas de aveia;
> Recuperar uma mesinha de cabeceira antiga para o quarto do Tomás;
> Acabar alguns wips pendentes;
> Lavar a janela da marquise que está sujíssima (vou deixar passar esta chuva e depois logo se verá, a chuva passou e voltou de novo a chover e a tarefa foi mais que uma vez adiada, adiada!);
> Bordar em ponto de cruz a última fralda que tenho para bordar (falta-me aquele esquema!!!);
> Ler os livros que chegaram das mãos da Z, sobre gravidez (estamos em bom progresso);
> Repassar os escritos soltos para o diário de gravidez;
>Tirar uma foto com o H. (ainda não temos uma foto juntos com a barriga!);
> Tirar uma foto de família com o T. na minha barriga;
> Fazer uma escapadela a dois com muita urgência!
>Comprar o berço e a estante para o quarto do T;

>Montar de vez o quarto do T.; (só faltam os pormenores de decoração!)
> Arrumar umas roupinhas que me ofereceram para o T;
> Comprar os tecidos às pintas que me faltam para debruar o quilt que fiz para o berço do T. (alguns tons que queria estavam esgotados, outros deu para substituir, outros nem por isso);
> Fazer um chá de bebé com os amigos mais chegados;
> Procurar informações sobre berçários e creches aqui da zona;
> Encomendar o kit para a preservação de células estaminais (em progresso);
> Bordar mais uns lençóis para um T, com uns motivos vintage, que tanto aprecio;
> Preencher o IRS via net;
> Terminar de fazer os carapins cor-de-laranja para a A.
> (sempre em update constante)

terça-feira, abril 19, 2011

Nature love

Uma das minhas outras grandes paixões é a fotografia. Tem planeado durante estes anos todos iniciar-me em workshops, cursos de fotografia, mas não tenho tido grande disponibilidade e acessibilidade para os frequentar. Quem sabe um dia destes eu penso mais a sério no assunto. Deixo-vos algumas fotografias de uma temática que adoro fotografar as flores:



domingo, abril 17, 2011

Do fim de semana...

Ficam os dias de sol, em tempos de Primavera, mas com cheirinho a Verão!
As ruas e esplanadas da ribeira repletas de gente.
O rio Douro com maré cheia e barcos que vão num vai e vem cheios de gentes...
As leituras a serem colocadas em dia sobre o assunto da época: gravidez.
A tua companhia e o desfrutar de momentos a dois + 1 um, que tem insistido em pontapear a barriga e mexer-se mais e muito mais!...

quinta-feira, abril 14, 2011

Jardinar*




Quem me conhece bem, ou tem por hábito ler Retalhos da Memória, já se apercebeu certamente, do meu fascínio por flores e outras plantas em geral, a verdade é que eu não consigo viver sem as ter perto de mim, mesmo que seja numa minúscula marquise, gosto de me ver rodeada por elas.
O dia de hoje foi dedicado em parte à jardinagem. É tempo de retirar os bolbos da terra dos jacintos que já floriram, há que cortar a ramagem, remover folhas velhas em volta do bolbo e colocá-los a secar, sem ficarem muito juntos, para que sequem o suficiente, antes de os guardar em sacos de papel em zona escura, mas sem grandes humidades para voltar a colocá-los na terra por alturas de Novembro, Dezembro e Janeiro.
Deve ter-se o cuidado de recuperar a terra cansada de vasos e floreiras acrescentando-lhe pó café, de chá, cascas de ovos e cascas de bananas cortadas em pedacinhos pequenos, já que são muito ricas em potássio e fósforo e devido ao seu poder bacteriológico as cascas são activadoras do compostor. Costumo utilizar como compostor, um garrafão de água vazio em que corto a parte superior que fica em forma de funil e que reservo Seguidamente no garrafão vou acrescentando a terra e o pó de chá de café cascas de ovos e de bananas por fim tapo com o dito funil, pois vais ajudar a criar a humidade certa para a terra e evitar odores menos desejáveis da própria compostagem.

quarta-feira, abril 13, 2011

terça-feira, abril 12, 2011

Parar, amar e viver*


Os dias às vezes passam a correr depressa demais... Às vezes "desperdiçamos" o tempo sem apreciar o que de melhor a vida nos proporciona. Às vezes "esquecemo-nos" um pouco de nós próprios e dos outros. E a vida é simplesmente feita de muito mais que isso! Resolvi dar voz ao meu coração e decidi parar, amar e viver... e respeitar os meus momentos em prol de tudo a que me quero dedicar. Por isso irei viver mais lentamente, como se que o relógio não tivesse pressa e que as horas contem o tempo que eu quero que elas contem, sem pressas...

Ontem ao sentir o Tomás a pontapear-me fortemente a barriga (como nunca senti antes), o meu coração pediu-me para parar e apreciar aquele momento e caramba, como me senti cheia de vida e amor dentro de mim. Parei o que estava a fazer e fiquei ali a contemplar e a acariciar a minha barriga e senti que era um momento só nosso e que estes momentos são únicos e irrepetíveis...

Por isso tenho de parar e desfrutar de tudo aquilo que amo, de tudo aquilo que a natureza me oferece, tenho simplesmente de viver ao meu ritmo!
É nos momentos de solidão do meu coração que a introspecção do que eu quero se manifesta e dou por mim tantas vezes a não dar voz ao meu coração e aos seus sentimentos.
Desejo-vos uma semana plena e dêem voz ao vosso coração...

domingo, abril 10, 2011

Bia*

Porque perder uma companheira de brincadeiras como tu, torna os dias mais difíceis...
E eu a pensar que te irias tornar numa grande companheira nas aventuras com o Tomás..
Estarás sempre na minha memória.

quinta-feira, abril 07, 2011

Madrugar*


Uma noite cheias de insónias, sem posição para dormir, acabei por me levantar às cinco horas da manhã. A rua estava vazia, só se ouviam os pássaros e melros e o canário da vizinha a cantarolar.
Decidi tomar o pequeno almoço, não fosse estás insónias serem causadas por fome, mas não. Estiquei-me no sofá enquanto contemplava o silêncio da rua, mas o sono não havia maneira de chegar... Sinto-me cansada, aliás acordei cansada da batalha que travei com os lençóis. Mas acho que nesta altura sempre fui assim, desde miúda! Oxalá o Tomás nesse aspecto não tenha insónias como a mãe.
E fiquei a pensar que já não me lembro de como é estar dentro da barriga da minha mãe! Será que alguém se lembra?! Será que quando acordo ele acorda também ou será mais o contrário, quando eu me deito ele acorda!?

quarta-feira, abril 06, 2011

Por entre uma emaranhado de linhas aqui e acolá, que se espalham pelo chão e pela minha barriga, vão surgindo algumas roupinhas que vou confeccionando com amor.
Torna-se num processo viciante fazemos uma e já estamos em mente numas outras quantas. O difícil é encontrar tecidos que se ajustem a meninos, já que a maioria dos padrões florais está fora de questão.

Casaco reversível ainda em wip. Faltam-lhe os botões, ainda não encontrei os mais adequados. O modelo é da Anna Maria Horner's

As calças em tons de azul são reversíveis, a possibilidade de variar é muita e adorei o efeito dos tecidos tilda. A vermelhinha e azul foi um aproveitamento dos restinhos de tecidos, ainda vou fazer uma aplicação na perna, mas ainda não me decidi por um carro, um ouriço, um passarinho, as possibilidades são imensas.

segunda-feira, abril 04, 2011

O nosso dia!


Que é como quem diz, 4 anos de nós.
Quatro anos de crescimento, com algumas alegrias e algumas tristezas, mas que promete crescer. E desta vez irá crescer com mais alguém ao nosso lado, fruto do nosso amor... ♥

O rio Douro e o monte


Para além das fotos convencionais do rio Douro, há um outro lado do rio, que muitas vezes passa despercebido. Um lado em comunidade permanente com o monte rico e vasto de percursos a desbravar...
Aproveitei para recolher mais fotos e algumas folhas para dar continuidade ao meu herbário.

domingo, abril 03, 2011

Abril*


Bom dia, o silêncio da rua faz-se sentir, e por aqui e acolá ouvem-se os pássaros a chilrear... E dou por mim a pensar como adoraria morar no campo, como já vivi durante alguns meses, aqui e aqui...
Estamos com 24 semaninhas e a precisar de alguma paz, calma e relaxamento. A barriga cresce e vou sentindo-te em leves movimentos dentro de ti. O coração esse sinto-o de cada vez que toco docemente na barriga. É algo único...