terça-feira, fevereiro 21, 2012
Momentos felizes...
De repente até parece que a Primavera está a chegar.
Cá em casa a segunda plantação de jacintos está a crescer a olhos vivos.
Fazem-se mudas de plantas e criam-se pequenos jardins em forma de terrários...
Os dias solarengos fazem-nos sair mais vezes de casa e dar à perna pelas ruas sem destino específico, mas de máquina fotográfica em punho.
São momentos felizes de uma nova etapa...
segunda-feira, fevereiro 20, 2012
Oh happy day! ♥
E nem sabes quantos pedaços de beleza tive de juntar para chegar a esta conclusão.
Para te construir, tive de misturar a conspiração das searas com a tristeza do choupo, a inquietação da cotovia com o cheiro lavado do vento do ocidente.
E a firmeza repartida dos livros, com a alegria explosiva dos miosótis e a luz escura das violetas.
Juntei depois um pouco de ansiedade das estrelas, a paciência das casas à beira da falésia, a espuma da terra, o respirar do sul, as perguntas de gesso que se fazem à lua.
Acrescentei-lhe a canção das margens e pequenos pedaços da angústia do olhar.
Não esqueci a intimidade do frio nem a dor branca que habita o coração dos muros.
Por fim, deitei na tua pele o sono dos alperces, aos teus músculos prometi a violência das cascatas, no teu sexo acordei a memória do universo.
A tua beleza está no meu desejo, nos meus olhos, na minha desigual maneira de te amar.
És linda, repito. Mas tenta não encarar o que te digo como um elogio.
Joaquim Pessoa, in 'Ano Comum'
quinta-feira, fevereiro 16, 2012
Conciliar
segunda-feira, fevereiro 13, 2012
Fui desafiada e vou desafiar também!
Em resposta ao desafio proposto pela Catarina e que tem vindo a percorrer outros blogs aqui ficam as minhas respostas.
sexta-feira, fevereiro 10, 2012
terça-feira, fevereiro 07, 2012
Let the children play!
Algumas ideias para ler com atenção:
- aqui
- aqui
- aqui
domingo, fevereiro 05, 2012
sábado, fevereiro 04, 2012
quarta-feira, fevereiro 01, 2012
Senhor bigodes
Um dia quando cresceres e beberes o teu copo de leite, iremos rir-nos à brava certamente, com os teus e os meus bigodes de leite! Depois influenciado por este ou este, iremos aventurar-nos a desenhar os nossos próprios bigodes e os dos gatos também!
P.S.: os blogues andam todos em modo off de comentários?
segunda-feira, janeiro 30, 2012
Saudades...
* De dormir muito.
* De passear por aí.
* De fotografar.
* De ler.
* De correio para ler (sem ser contas para pagar) [alguém se aventura a escrever-me uma carta?].
* De alguns amigos.
* De caminhar por aí.
* De dançar.
* De percorrer lugares com história.
* De encontrar pequenos achados.
* De encher os olhos de verde.
* De viajar.
Mas prometo que um dia destes ponho fim a estas saudades!
quarta-feira, janeiro 25, 2012
OPP: organizar, poupar e planear
Organizar, poupar tempo e dinheiro e planear são, cada vez mais, palavras de ordem na minha vida.
Mas devo andar tão distraída, que nem me dei conta [ não tinha dado conta] de que as magnólias estão já em flor!
terça-feira, janeiro 24, 2012
Consciência ecológica
Mais atitudes verdes cá por casa:
- o uso de fraldas ecológicas tem-se revelado um verdadeiro sucesso cá por casa!
- deixei de usar amaciador de roupa! (e não nota grande diferença ao passar a roupa)
- não volto a comprar detergente para o chão, uso umas gotas de líquido da louça, se deixa a louça sem germes e limpa, porque não usar no chão também!
- uso frascos de vidro para guardar farinhas, cereais, sementes e outras coisas mais!
- estou a juntar as rolhas de cortiça para fazer um tapete de saída do banho.
- recuperar para um balde, a água fria que sai do chuveiro até chegar a quente para o banho e claro, dar-lhe outros usos (colocar as fraldas sujas de molho, regar plantas, lavar o chão...)
- usar um pano de microfibra molhado em água e bem torcido para limpar o pó.
segunda-feira, janeiro 23, 2012
Casa arrumada
Casa arrumada é assim:
entrada de luz.
Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um
cenário de novela.
Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os
móveis, afofando as almofadas...
Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo:
Aqui tem vida...
Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras
e os enfeites brincam de trocar de lugar.
Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições
fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.
Sofá sem mancha?
Tapete sem fio puxado?
Mesa sem marca de copo?
Tá na cara que é casa sem festa.
E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.
Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.
Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante,
passaporte e vela de aniversário, tudo junto...
Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda.
A que está sempre pronta pros amigos, filhos...
Netos, pros vizinhos...
E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brincou namora a qualquer hora do dia.
Carlos Drummond de Andrade (1902-1987)
domingo, janeiro 22, 2012
♥ A árvore da vida ♥
“... Do nada fostes criado... Amor briguento... Ódio amoroso... Luz escura... Sombra fulgurante...”. Shakespeare
Um serão de cinema com um filme que primeiro estranha-se depois entranha-se!
sábado, janeiro 21, 2012
Do what you love!
The Holstee Manifesto Lifecycle Video from Holstee on Vimeo.
É caso mesmo para dizer que foi uma feliz coincidência e uma sintonia de pensamentos única. Dou conta que o tempo passa tão depressa e que eu tenho necessidade de lhe impor um travão e escolher bem aquilo que quero fazer, aquilo que quero da minha vida e consequentemente para a do meu filho. Há momentos da nossa vida, em que temos de colocar um basta e prosseguir, mesmo que nos chamem de egoístas e de injustos, mas se eu não estou feliz, satisfeita não posso simplesmente ficar de braços cruzados, tenho de ir à luta, mesmo que tenha que levar com o reverso da medalha.E há tanto que quero fazer, viver e mostrar também ao meu filho e sinto que se não o começar a fazer agora neste momento, possivelmente já não irei a tempo. E a vida prossegue feita de escolhas... A minha seguramente é viver incessantemente, aproveitando ao máximo tudo o que de bom a vida tem para nos dar!
Quero chegar ao fim do dia deitar a cabeça sobre a almofada e exclamar que valeu a pena, de consciência tranquila.
Agora, vou até ali simplesmente passar para o papel! Tenham um bom dia!
domingo, janeiro 15, 2012
A luz dos meus olhos!
Como é já habitual por aqui os dias são de grande azáfama e conseguir conciliar tudo o que se tem para fazer torna-se na maioria das vezes um grande desafio. Conclusão tenho mais coisas para fazer do que tempo disponível para as mesmas.
Esta semana fomos brindados com uma ida ao pediatra que trouxe uma novidade muito especial para o Tomás: a introdução de sopa. E assim, desde terça feira, que o Tomás iniciou o seu almoço com sopa: creme de cenoura e não é que gostou?! No fim como é habitual pediu maminha da mãe, não sei se por "fome" ou se por aconchego e segurança, ou então por ambas. Mas até agora esta experiência corre muito bem!
Dos 5 meses que tem, ri imenso, dá gargalhadas, gosta de música e de dançar agarradinho.
Descobriu os pés e as mãos e explora-os como se não houvesse amanhã! Mete tudo na boca! Fica já um bocadinho mais de tempo de barriga para baixo.
Dorme de lado e quase que rebola...
Dá guinchinhos a pedir atenção e palrar é com ele!
Sorri muito!
Estica-se todo para tocar nos gatos e palra muito quando os vê!
Adora mexer em papéis! E gosta de ver livros.
Gosta de ver outros bebés e já interage.
Na hora do banho, ri, bebe a água que lhe escorre no corpo e tenta colocar-se de pé!
As roupas deixam de lhe servir rapidamente, da última vez que foi pesado estava com 9,635kg.
Está a crescer tão depressa...
segunda-feira, janeiro 09, 2012
Plano de ação: minimalizar
A ideia de minimalismo e simplicidade já andava a pairar sobre a minha cabeça, mas depois de ter lido este livro, da Rita Domingues decidi dar aso às minhas resoluções, e uma delas envolve a simplificação da minha vida no sentido de me minimalizar a nível de objetos físicos para depois fazer esse processo a nível pessoal e do meu imago.
A minha necessidade de simplificar surge pela necessidade de espaço, de ter menos coisas para limpar e arrumar, por preocupações ambientais, para dar lugar a outras coisas novas, por economia, por gestão do meu tempo e por transmissão de valores que quero dar ao meu filho. Para isso estabeleci um plano de ação, baseado no livro "Guia para simplificar a vida" que passa pelos seguintes itens:
1. Finanças:
. registo de gastos num ficheiro de excel;
. uso de cupões de desconto nas compras;
. aproveitar as promoções;
. fazer lista de compras (comprar apenas o que é essencial, ou seja com consciência);
. abrir uma conta para o Tomás.
2. Gestão do meu tempo:
. rotinas diárias - anotar as tarefas a desenvolver diariamente, semanalmente e mensalmente;
. atualizar sempre a agenda.
. estabelecer um horário no computador (só em cofeebreak ou depois das tarefas concluídas);
. delegar tarefas (afinal não posso fazer tudo sozinha);
. criar a minha bucket list ("antes de bater as botas" - inspirado no filme The bucket list.
3. Minimalizar roupas, calçados e acessórios e produtos de maquilhagem:
. fazer seleção: para dar, para reutilizar, pensar, deitar fora;
. Serve? Uso? Gosto?
4. Computador:
. fazer backup's (a ver se consigo fazer isto trimestralmente);
. eliminar ficheiros e programas que não uso;
. organizar pastas e documentos;
. atualizar programas.
5. Papeladas e outros afins:
. digitalizar;
. organizar em dossier os documentos que estritamente tenho de ter em suporte de papel (contas, contratos, IRS, garantias, etc);
. aderir a faturas eletrónicas.
. organizar as receitas de culinária soltas numa caixa arquivadora.
6. Compras:
. fazer listas de compras.
. comprar só o que é oficialmente e estritamente necessário.
. em tempos de saldos comprar com consciência.
7. Espaços da casa:
. mantê-los funcionais com o minimalismo possível;
. organizar melhor os espaços;
. delegar tarefas na questão de organização e arrumo.
8. Crafts:
. reduzir o impulso de comprar;
. só renovar stock se necessário;
. gastar ou disponibilizar o material que tenho a mais ou que não uso;
. não guardar restos de material que provavelmente sei que nunca iria utilizar.
. acabar projetos iniciados.
. organizar melhor os espaços.
Posto isto, vou fazer a minha to do list para esta semana e começar a atacar no meu plano de ação.
A nível financeiro, já iniciei no ano anterior o registo de gastos num ficheiro de excel e digo que vale a pena fazê-lo e observar bem naquilo em que gastamos o nosso dinheiro. E vocês têm por hábito fazer o mesmo, já pensaram em fazê-lo ou não sabem por onde começar? Fico a aguardar novidades de quem também se meteu nesta aventura.
Um blog para ler com calma: ...mil razões...
sexta-feira, janeiro 06, 2012
E há tanta vida lá fora...
quarta-feira, janeiro 04, 2012
Hoje é o meu dia!
Haverá melhor maneira do que passar o meu aniversário junto daqueles a quem mais amo!? É um aniversário especial, já que é a primeira vez que o festejo como mãe. A idade e o tempo permitem saborear a vida de uma outra forma.
O dia começou com o teu despertar ao meu lado. Os teus olhitos brilharam, no teu rosto iluminado soltou-se uma gargalhada de felicidade assim que me viste e os teus bracitos pareceram querer abraçar-me quando peguei em ti. Que felicidade a minha para mais ainda neste dia! O dia do meu aniversário, que de há uns anos para trás tem sido marcado por momentos dolorosos e negativos. Mas certamente, que tu chegaste para irradiar a minha/as nossas vidas de luz.
O dia prosseguiu de forma caseira.
Hoje também comemoramos ♥ 4 anos e 9 meses de nós ♥
segunda-feira, janeiro 02, 2012
Viva 2012! :: resoluções ::
2011 já lá vai! Foi um ano de muitos acontecimentos, mas o mais marcante de todos foi sem dúvida o nascimento do Tomás. Existiram muitos momentos para esquecer, mas também muitos para relembrar.
1. Ano de reencontros: reencontrar antigas amizades.
2. Viver uma vida minimalista.
3. Criar rotinas diárias de modo a organizar os meus dias.
4.
5.
6. Ir a um concerto de música para bebés com o Tomás.
7.
8.
9.
10. Ver as estrelas.
11.
12.
13. Iniciar a prática de um desporto.
14.
15.
16.
17.
18.
19. Voltar a andar na minha pasteleira.
20.
21. Organizar os meus materiais craft.
22. Acabar com os projectos e wips pendentes.
23.
24. Organizar papéis.
25. Digitalizar documentos de modo a eliminar papeladas desnecessárias.
26. Abrir uma conta poupança para o T.
27. Aderir a faturas eletronicas sempre que possível (finalidade, menos papéis para arquivar, menos árvores derrubadas).
28. Continuar as minhas costuras.
29. Fazer um registo fiel de todos os gastos mensais da economia lá de casa.
30. Manter a agenda atualizada.
31. Ir a eventos culturais.
32. Passar um fim de semana em Lisboa, a fim de visitar tudo o que pretendo.
33. Rir mais.
34. Organizar atividades para fazer com o T.
35. Participar num encontro de tricot.
36. Voltar a actualizar o meu blog.
37.
38. Preparar jantares temáticos.
39. Reunir-me em serões com amigos.
40.
44. Enviar postais de Natal.
45.
46.
47. Fazer um backup dos documentos do meu computador.
48. Preparar o batizado do T.
49. Fazer a toalha de batismo do T.
50. Voltar a pintar as unhas com as minhas cores de eleição.
51. Mimar-me mais e cuidar mais de mim.
52. Ter por dia 15 minutinhos de introspeção para mim.
53.
54. Voltar a preparar refeições goumet.
55. Jantar à luz das velas.
56. Manter o blog Retalhos da Memória atualizado.
57. Ter mais pensamentos felizes e positivos.
58. ...
quinta-feira, dezembro 29, 2011
E do Natal que já passou... e de 2012 que há-de vir!
O nosso Natal foi passado em família como o habitual e repartido entre a casa dos avós e entre duas idas às urgências com o Tomás, uma das vezes por causa de uma laringite outra com cólicas agudas... Da laringite está tudo quase normalizado, quanto às cólicas vão abrandando, mas não ao ritmo que desejaríamos.
E 2011 está prestes a acabar e com ele um novo ano que se inicia. Tal como noutros anos 2012 será um ano de resoluções, assim espero! As resoluções do ano passado estão aqui, e preciso ainda de refletir sobre elas.
Não me sinto impulsionada por definir resoluções que se impõe apenas porque se inicia um novo ano. Contudo, e para além dos grandes desejos, gostaria de iniciar uma nova etapa da minha vida, por assim dizer, uma vida mais simples, mais organizada, mais vivida a cada momento e especialmente agora que temos o Tomás. Pretendo viver os meus dias ao lado da família que constituí, ao nosso ritmo, sem pressas, sem medos, à nossa vontade e não à demanda de outros. Quero que seja um ano pleno de paz de espírito e de crescimento interior.
domingo, dezembro 18, 2011
Para não esquecer...
sábado, dezembro 17, 2011
♥ Maternidade***
Os meus dias vivem-se por si só para a maternidade, tal como uma droga que se apropria do meu corpo.
Apesar do imenso cansaço que sinto, pois nem tudo é um mar de rosas, lindo e tranquilo... Desengane-se quem pensa que tudo é perfeito! Pelo contrário cada dia é feito de novas experiências e o que resultou ontem pode já não resultar hoje, mas adiante!
Ver-te crescer de dia para dia, faz com que eu tente absorver-te ao máximo, numa tentativa de registar na minha memória cada gesto, sorriso, gargalhada que dás...
Brevemente irás fazer cinco meses, como o tempo passa a correr.
quarta-feira, dezembro 07, 2011
☁☂
às vezes sinto que vivo a minha vida num perfeito caus...
espero que venham dias com mais alento e que me encham a alma...
sinto-me exausta, mas completa com a maternidade.
domingo, dezembro 04, 2011
♥ 4 anos e 8 meses de nós ♥
Quatro anos e oito meses de nós, que parece já quase uma eternidade. Eternidade essa de bons e maus momentos como tudo na vida. De uma luta constante em duo e agora em trio para a felicidade.
segunda-feira, novembro 28, 2011
Para não esquecer...
segunda-feira, novembro 21, 2011
*.*.* 2+1 = 3 *.*.*
Chove desmesuradamente! E eu sinto que estou tão "precisada" de uma pausa!
O Tomás cresce a olhos vistos. Brevemente vai completar quatro meses, ai como o tempo passa a correr... Contudo posso dar graças por poder acompanhar o seu crescimento e que sensação boa que é! Apesar de me absorver praticamente o tempo todo, este meu novo papel, enche-me o coração. É um papel novo para mim, cheio de dúvidas e incertezas, mas vou prosseguindo seguindo o que o meu instinto materno me vai dizendo. E há algo que me diz para aproveitar ao máximo estes momentos pois eles passam bem depressa e há tanto para absorver deles. Sinto que não quero deixar passar nada em branco, quero registar sempre que possível e participar das vivências dele.
Ainda não consegui orientar-me do melhor modo nas tarefas todas cá de casa, digamos que ando em modos do vai-se fazendo quando e como se pode. As rotinas continuam ainda alteradas e vejo-me muitas vezes sem tempo, sem tempo para os outros e até mesmo para o H. Às vezes parece que este novo papel me suga toda a energia física e emocional, não que seja mau de todo, mas por vezes uma mãozinha extra dava uma grande ajuda [não é verdade H?!]. Contudo, fico na esperança que brevemente as coisas se componham, não como antes, mas numa nova versão de dois mais um, igual a três.
Agora vou aconchegar-me na cama (que já está quentinha) a escutar o som da chuva, à espera que a minha rotina de mãe volte a iniciar-se. Uma boa noite para quem aqui passa!
terça-feira, novembro 15, 2011
...
Tenho imensa vontade de escrever, mas simplesmente sinto-me cansada. Acho que ainda não consegui coordenar bem os meus horários com tudo o que tenho para fazer.
sexta-feira, novembro 04, 2011
♥ 4 anos e 7 meses de nós ♥
quinta-feira, novembro 03, 2011
Arrumar as gavetas e outros afins...
Novembro chegou também com mudanças de hábitos e de estilos de vida que quero operar, não porque alguém o fez, ou porque está na moda, mas simplesmente porque sinto que tenho de o fazer e é importante e urgente fazê-lo. Não sei bem por onde começar, mas provavelmente irá ser por aqui a ler o livro da Rita Domingues "Guia rápido para simplificar a vida", que pode ser encontrado aqui e por uma ou outra tarefa doméstica para começar. Estou a precisar de arrumar as gavetas cá de casa e as gavetas da minha alma, por isso acho que vou começar pelo físico para depois chegar ao plano espiritual daquilo que quero.
Outra mudança que comecei e tenho de continuar a operar é a gestão de tempo. Com a chegada do Tomás o meu tempo livre tornou-se mais escasso, isto porque tenho principal objetivo passar tempo de qualidade com ele e porque também tenho outras milhentas tarefas domésticas a meu cargo, por isso tenho de disciplinar o meu tempo.
Uma coisa que tenho feito é escrever as tarefas, projetos que tenho de desenvolver ao longo do dia e outras (os) ao longo da semana, para que não fiquem esquecidas(os) e para que fiquem no enfoque daquilo que quero fazer. Não escolhi nenhum caderno especial, escrevo-as nas páginas da minha agenda em que não escrevi nada, e à medida que as vou fazendo vou riscando-as e fico assim, com a emoção de ter uma missão cumprida!
O meu objetivo é atingir o minimalismo de um modo pessoal e adequado ao meu/nosso estilo de vida em família:
quinta-feira, outubro 27, 2011
Dos meus dias...
Finalmente o Outono rompeu em força. Gosto do Outono e dos dias de chuva, mas confesso que já tenho e vou ter saudades dos passeios à beira mar em dia de Sol com o T. e dos fins de tarde na esplanada.
O Outono dá-me uma certa nostalgia. É tempo de mudança de renovação.
E eu sinto que também tenho de me renovar psicologicamente e sentimentalmente...
sexta-feira, outubro 07, 2011
☁ Recuperar
Gosto dos fins de tarde à beira mar, das gaivotas que esvoaçam pela praia, dos nossos passeios a três, do calor de verão em tempo de outono...
Deixam-me com a sensação de recuperar algum tempo perdido...
☂
terça-feira, outubro 04, 2011
♥ 4 anos e 6 meses de nós ♥
domingo, outubro 02, 2011
Aviso urgente!
Há cerca de uma semana atrás, quem tentava aceder este blog recebia uma mensagem de que se tratava um site com malware. A verdade é que, por motivos que me são alheios o blog Retalhos da Memória, sofreu de transferência e instalação de programas maliciosos sem o meu consentimento. Já retirei todos os gadjets (contadores, música, links, etc) e estamos em processo de limpeza do blog. Estamos a aguardar ainda resposta da equipa do google, no sentido de solucionar tudo isto e lutar contra este tipo de situações. Para já quem utiliza os browser's firefox e internet explorer pode aceder normalmente, apenas quem usa o google chrome é que continua a visualizar o aviso de malware.
Apesar de toda esta situação, continuaremos por aqui!



